Em resposta aos desencontros de informações e Fake News que tratavam da possível ida de 40 pacientes do Distrito Sanitário Especial Indígena(DSEI) do Vale do Javari /Casa de Apoio a Saúde Indígena(SESAI) para Atalaia do Norte(Am), o Coordenador Jorge Duarth Comapa esclarece que existem articulações entre a SESAI/BSB, DSEI/Vale do Javari e a Secretaria Municipal de Saúde de Atalaia do Norte(SEMSA) para a remoção de 13 pacientes com ALTA MÉDICA da CASAI em Manaus(Am) para a CASAI em Tabatinga(Am).
A preocupação segundo o Coordenador do DSEI – Vale do Javari é que na CASAI em Manaus, já existem contaminações de alguns pacientes por Covid-19, colocando em risco os pacientes com ALTA MÉDICA. Por isso, a remoção dos pacientes sem contaminações fazem-se necessárias.
Serão removidos para Atalaia do Norte, 14 pacientes da CASAI/TBT. Todos irão passar por testes para Covid-19 e ficarão em quarentena com os acompanhamentos das equipes de saúde e do Comitê de Prevenção e Combate ao CoronaVírus.
O local para abrigar os 14 pacientes está sendo articulado pelo DSEI/Vale do Javari e pela SEMSA/ATN.
Jorge Duarth Comapa também informa que, estes pacientes foram referenciados de suas aldeias por outros motivos de saúde, e não por CoronaVírus – Covid-19.
Confira o áudio do Coordenador do DSEI Vale do Javari – Jorge Duarth Comapa onde são feitos os esclarecimentos: