O município por recomendação da Secretaria Especial de Saúde Indígena(SESAI) havia adotado a restrição de ribeirinhos e indígenas a sede da cidade. A medida era efetivada através de barreiras e fiscalizações permanentes nos acessos das comunidades rurais e também no porto da cidade.
Em entrevista ao programa Manhã no Ar, na Rádio Rios FM, o Prefeito David Bemerguy informou que irá revisar o artigo 6º do último decreto e, que a partir de hoje(20) irá liberar o acesso dos ribeirinhos e indígenas à sede do município. Porém, ressalta que o acesso através de barcos e veículos aindam continuam sob fiscalização, sendo necessária a comprovação da necessidade da circulação.
A medida vem em boa hora, pois é perceptível os desabastecimentos de hortaliças e outros produtos ofertados pelos produtores rurais ribeirinhos.
O Prefeito ainda informou que estão sendo feitos mais testes nas comunidades e os números preocupam. Deu como exemplo um determinada comunidade, quando realizadas as testagens para Covid-19, em 35 pessoas, deram positivos 30.
O município de Benjamin Constant tem apresentado aumentos nos números de caso para CoronaVírus – Covid-19. O último boletim de ontem(19), informa a população que o município atingiu a marca de 309 casos.
Os números de testes para Covid-19 também aumentaram bastantes. Daí, dado os grandes saltos de casos positivos, presenciados nos últimos boletins.Os casos de curas, atingiram a marca de 90 pessoas.