Expresso9
  • Inicio
  • Cidades
  • Geral
  • Educação
  • Tecnologia
  • Saúde
  • Esporte
  • Internacional
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Expresso9
  • Inicio
  • Cidades
  • Geral
  • Educação
  • Tecnologia
  • Saúde
  • Esporte
  • Internacional
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Expresso9
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Geral

COLUNA: O ‘fascismo’ da esquerda brasileira

20 de julho de 2020
em Geral
COLUNA: O ‘fascismo’ da esquerda brasileira

Se tem uma coisa no gramscismo que explica a miséria intelectual no país e explicita o ataque à inteligência brasileira perpetrado pela esquerda chique, essa coisa é a definição de intelectual orgânico. Para Antonio Gramsci – o guru da esquerda brasileira desde os anos seguintes à contrarrevolução de 1964 – os intelectuais são classificados em dois grupos: orgânicos e inorgânicos. Os últimos são apegados a tradições e conhecimentos de outras épocas, sem por isso fazerem o que fazem por apego às suas respectivas classes sociais. Já os orgânicos representam os interesses das suas classes e a atividade desempenhada por seus indivíduos, contribuindo ou não para o curso da revolução.

Caso não tenha ficado muito claro, a coisa é mais ou menos assim: se você defende as pautas da revolução, logo você é um intelectual orgânico, e consequentemente o único que interessa em uma sociedade gramsciana. Não importa seu conhecimento ou qualquer outra coisa que sirva para referendar tal status. No gramscismo, um cantor de axé falando que a sua música é um grito contra o capitalismo soa mais intelectual que toda a produção do autor destas linhas. Qualquer semianalfabeto vomitando banalidades úteis ao sucesso da revolução é uma autoridade intelectual. Isso explica o porquê de Anitta, Luísa Sonsa, Felipe Neto e tutti quanti serem levados a sério quando falam sobre política ou qualquer assunto sério que exija mais de dois neurônios.

A mais nova autoridade intelectual brasileira – relevem a aparente contradição – a pontificar sobre aquilo que não conhece é o sr. Felipe Castanhari. Ele fez um vídeo sobre fascismo explicando o que – na cabeça dele – seria fascismo. Encontrei tantas inverdades e incongruências que tive o trabalho de separar as mais gritantes, no intuito de dar ao leitor uma visão mais correta sobre o tema. Também serve para mostrar a miséria brasileira e do quanto estamos distante de conhecer a realidade ao levar gente como o sr. Castanhari a sério.

No começo do vídeo, Castanhari diz que o fascismo rejeita a modernidade e por isso nos brinda com o velho endeusamento do iluminismo ao dizer que ele defendia coisas como liberdade, tolerância religiosa e pensamento científico. A pérola é maravilhosa e chega a ser engraçada, mas vamos lá. O iluminismo sepultou as bases da sociedade medieval e consagrou de vez o Estado moderno como única autoridade, dando a ele o monopólio da força. Desde então o seu tamanho só cresceu e estamos na presente situação em que você precisa da autorização do governo para reabrir os seus negócios ou voltar ao trabalho. Ao dar o poder absoluto ao Estado, o iluminismo deu aos seus donos os meios de dominar o povo e impor o que fosse conveniente aos seus interesses, além de lançar as bases para os totalitarismos do século XX – dentre eles o próprio fascismo. Falar do iluminismo como sinônimo de liberdade é fazer pouco caso da inteligência alheia.

Tolerância religiosa e iluminismo são como água e óleo, sr. Castanhari. Seus principais teóricos eram ferrenhos anticristãos e caluniaram a Igreja Católica de todas as formas possíveis. ‘’O homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre’’, era uma frase muito cara a Voltaire, Diderot e tutti quanti e refletia o pensamento da elite intelectual secular.

As ideias anticristãs que começaram nos livros foram colocadas em prática pelos jacobinos na Revolução Francesa, onde o anticlericalismo levou muitos padres, bispos e freiras à guilhotina. Propriedades da Igreja foram tomadas, bens foram saqueados e o calendário dos Santos foi substituído. Inspirados nessa perseguição ao Cristianismo, os bolcheviques russos e maçons mexicanos – para ficarmos só neles – empreenderam o mesmo em seus respectivos países. Se isso for tolerância religiosa, eu sou o Felipe Castanhari em pessoa.

Já que falamos em religião, cabe mais alguns esclarecimentos. Castanhari diz que os fascistas são ultraconservadores ao citar a proibição de outras religiões na Espanha de Francisco Franco com exceção do catolicismo. Ao que parece, ele não conhece a trajetória de Benito Mussolini, o pai do fascismo. Mussolini era um Diderot 2.0 no quesito ódio ao Cristianismo. O livro ‘Fascismo de Esquerda’, do colunista conservador Jonah Goldberg, é assertivo quanto a esse aspecto: “[…] Ele gostava, particularmente, de ridicularizar Jesus, chamando-o de ‘judeu ignorante’ e afirmando que, em comparação com Buda, era um pigmeu […]”

Retornando à Itália como um emergente jornalista socialista, repetidamente acusava os padres de torpeza moral, denunciava a Igreja das mais variadas maneiras e chegou a escrever um romance popular com cenas de violência sexual chamado Claudia Particella, a amante do cardeal, recheado de insinuações sexuais. O pai fundador do fascismo não estava sozinho e teve o seu ódio anticatólico compartilhado pelos seus – tanto que, em 1931, o Papa Pio XI condenou o fascismo em sua encíclica Non Abiamo Bisogno.

Ao dizer que os fascistas não eram fãs de ideias científicas, o sr. Castanhari mostra que realmente não sabe nada do assunto. As noções de superioridade racial, supremacia da raça alemã e racismo odiento do nacional-socialismo alemão não tiveram origem nas tradições religiosas do país, mas na própria ciência moderna e no darwinismo social. Com o estabelecimento de raças superiores avançadas e raças atrasadas fadadas ao desaparecimento, o darwinismo lançou as bases da supremacia branca nos Estados Unidos e da eugenia na Europa. Adolf Hitler e seus seguidores aproveitaram algo que veio da própria ciência, não das suas imaginações psicóticas.

Para fechar com chave de ouro, ele nos brinda com outra pérola: a de que Hungria e Polônia são países fascistas nos dias atuais. Ambos os países foram estraçalhados pelo imperialismo comunista da União Soviética, sendo que a Polônia foi dividida entre comunistas e… nazistas. Mas a associação forçada tem método: ambas as nações são conservadoras, eurocéticos e rejeitam firmemente o globalismo.

Aliás, faltou pouco para o sr. Castanhari dizer o que ele quis dar a entender: fascistas são os malditos conservadores. O vídeo inteiro tem essa toada. Aí não é estudo sério e aprofundado como ele se gaba de ter feito: é fofoca pura e simples, baseada no mais profundo desconhecimento. O fascismo, apresentado pelo Felipe Castanhari é puro delírio. É o delírio favorito da esquerda brasileira.


Referências:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=mRRQcTZ1vj0&t=456s
  2. https://pt.aleteia.org/2017/07/19/revolucao-francesa-por-que-exatamente-ela-perseguiu-os-catolicos/
  3. http://www.vatican.va/content/pius-xi/it/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_19310629_non-abbiamo-bisogno.html

Por Carlos Júnior

Tags: CastanhariFascismoOpniao
Compartilhamentos196Tweet123Enviar

Relacionada Posts

Alerta de risco: poste ameaça cair na BR 307, causando possíveis acidentes e interrupção de energia
Geral

Alerta de risco: poste ameaça cair na BR 307, causando possíveis acidentes e interrupção de energia

Um poste ameaça cair na BR 307, próximo a Chácara São Sebastião, ao lado direito no sentido BC/ATN. Na foto,...

28 de janeiro de 2023
Defensoria Pública do Amazonas amplia acesso ao atendimento jurídico gratuito com nova unidade em Benjamin Constant
Geral

Defensoria Pública do Amazonas amplia acesso ao atendimento jurídico gratuito com nova unidade em Benjamin Constant

Nessa segunda-feira (23), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou mais uma Unidade Descentralizada de Interior (UDI) em...

24 de janeiro de 2023
1.000 vagas: A Marinha do Brasil está com inscrições abertas para o curso de formação de soldados e fuzileiros navais
Geral

1.000 vagas: A Marinha do Brasil está com inscrições abertas para o curso de formação de soldados e fuzileiros navais

A Marinha do Brasil está com inscrições abertas para o curso de formação de soldados e fuzileiros navais e há...

18 de janeiro de 2023
Confederação Nacional dos Municípios critica reajuste de professores e orienta prefeitos a ignorar medida
Geral

Confederação Nacional dos Municípios critica reajuste de professores e orienta prefeitos a ignorar medida

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, declarou nesta terça-feira (17) que o aumento do piso salarial no...

18 de janeiro de 2023

EXPRESSO9.COM Conectando você à notícia

  • Inicio
  • Cidades
  • Geral
  • Saúde
  • Educação
  • Esporte
  • Internacional
  • Tecnologia

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Cidades
  • Geral
  • Educação
  • Tecnologia
  • Saúde
  • Esporte
  • Internacional
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?