Prefeitura municipal através da secretaria de defesa civil define novas estratégias de ação para minimizar impactos da cheia no município.As ações ocorreram nos dias 17,18 e19 de março.
A prefeitura e secretarias estão trabalhando duro para prevenir possíveis impactos da enchente.
Ficou definido que haverá uma nova vistoria nas áreas já afetadas pela cheia do Rio Solimões, em Santo Antônio do Içá, nos bairros Tarucuá e Porto Novo, onde foi construída as primeiras pontes para deslocamento das famílias até a descida do nível do rio. Nesta sexta-feira, o rio Solimões atingiu a cota de 12,70m.
Quase chegando ao nível de atenção. O Gabinete de crise do Município e Defesa Civil, estão coordenando as ações. Além das construções de pontes em áreas onde os moradores tiveram a rotina afetada pela subida do rio, a operação vai levar atendimentos de saúde, educação ambiental, orientação sobre descarte de lixo além de apoio às famílias que precisam deixar suas casas.
A defesa civil iniciou o serviço de atualização de cadastro técnico social das pessoas que residem nas áreas afetadas no Rio Solimões, visando o planejamento de ações assistenciais a população atingida.