Na sexta-feira, 4 de junho, Benjamin Constant, a 1119 Km de Manaus, completou um mês sem internações por Covid-19. A cidade também está há mais de 30 dias sem registrar óbitos pela doença. O município adotou medidas rígidas no controle da Pandemia e despontou como um dos que mais vacinou no estado do Amazonas. Além de ser o primeiro a alcançar os grupos prioritários do Ministérios da Saúde, também atingiu uma marca inédita ao imunizar toda a população adulta.
A vacinação contra o Coronavírus iniciou em 20 de janeiro em Benjamin Constant. Já o último internado por covid, um homem de 41 anos, deu entrada no mês de abril no Hospital Geral do Município. Ele recebeu alta no dia 04 de maio. Dessa data, até o momento, as internações permanecem zeradas na cidade. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado em 03 de junho, atualmente existem 07 casos confirmados no município, todos em isolamento domiciliar.
De acordo com o diretor do Hospital, Josafá Queiroz, o período mais crítico foi em fevereiro desse ano. Naquele mês, houve 41 internações por covid, com 7 óbitos (5 no município e 2 pacientes que foram transferidos). Ele percebeu uma melhora significativa a partir do mês de abril, quando o número de internados caiu para 17. “A vacinação levou a essa baixa nas internações em Benjamin Constant. Foram imunizadas as pessoas que mais precisavam: acometidas com doenças e vulneráveis. Automaticamente os casos de Covid foram caindo”, afirma Josafá.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Josivane Reis, também é categórica em associar a queda nos casos ao progresso da vacinação. Segundo ela, com a eficiência da imunização no Município, foi possível atingir todo o público alvo. “Os gráficos têm demonstrado isso: quanto mais a população tem sido vacinada, maior a redução de casos confirmados, principalmente as internações”, disse.
A coordenadora do PNI Municipal, Sandy Graça, lembra que os efeitos positivos já começaram a ser percebidos com a imunização dos profissionais da saúde. “Cerca de 30 dias após a imunização deles, com a segunda-dose, começamos a ver os reflexos da vacinação, pois já não havia mais profissionais da saúde afastados por Covid”, recorda Sandy. Outro grupo que chamou a atenção da coordenadora foram os idosos acima de 80 anos, que, após a vacina, já não passavam mais pelos postos de saúde ou pelo hospital com os sintomas da doença.
O prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy (MDB), comemora que nessa mesma data, em que se completa um mês sem internações, estão sendo vacinados os jovens de 18 a 24 anos, sem comorbidades. Com isso, Benjamin conclui todas as faixas etárias do Programa Nacional de Imunização. “É um marco para nós, e os resultados já são visíveis em nosso hospital, sem internações e óbitos há mais de um mês. Os casos estão reduzindo no município. Isso nos dá alegria, de saber que o avanço da imunização vai nos trazer grandes resultados”, concluiu David.