Em 17 de junho, a Prefeitura de Benjamin Constant anunciou que os casos de Covid-19 se encontram zerados no município. Trata-se de uma marca inédita: é primeira vez que isso acontece desde o início da Pandemia. O município amazonense, a 1119 Km de Manaus, já estava há 45 dias registrando apenas casos leves da doença, que não necessitavam de internação. Agora, todas as pessoas que estavam em tratamento domiciliar já se encontram fora do período de transmissão. Com isso, Benjamin entra para o seleto grupo de cidades brasileiras sem casos registrados de Covid-19.
O município já estava desde o início de maio sem registrar casos graves ou óbitos pela doença. Benjamin Constant despontou na imunização contra a Covid-19, sendo a primeira cidade do Amazonas a vacinar todos os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. Também foi o primeiro município do Estado a imunizar a faixa etária acima de 18 anos, sem comorbidades. Além disso, a Administração Municipal promoveu um controle rigoroso do distanciamento social e tomou diversas medidas preventivas para evitar o contágio.
Os Boletins Epidemiológicos estão sendo divulgados desde abril do ano passado, quando começaram a surgir os primeiros casos da Covid-19 no Município. No mês seguinte, o índice de infectados alcançou níveis preocupantes. Em 24 de maio de 2020, chegaram a ser registradas 13 internações e 275 pessoas em isolamento domiciliar. A data com maior número de pessoas em isolamento domiciliar foi em 14 de junho de 2020, com 385 casos confirmados. Agora, um ano depois, é a primeira vez que o município zera os casos positivos dos que se recuperavam em casa.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Benjamin Constant, Josivane Nogueira, todos que estavam infectados pela Covid-19 no município já alcançaram a cura clínica. “Esse controle é feito com o acompanhamento da Unidade Básica de Saúde da área de domicílio dessas pessoas. Elas saem desse registro a partir de um diagnóstico médico, que identifica que elas estão fora do período de transmissão”, conta Josivane. De acordo com ela, algumas pessoas ainda necessitam de mais algum tempo de repouso, até a recuperação total, mas já não representam riscos para a saúde pública.
O prefeito David Bemerguy comemora esse marco para Benjamin Constant. “É um momento de alegria por essa conquista. Atravessamos momentos difíceis, crises e perdas de pessoas. Agora, graças a Deus, chegamos a esse nível: não temos nenhum caso de Covid, ninguém internado, zero óbitos. É mais um dia histórico para Benjamin Constant”, finaliza o Prefeito.