Na quarta-feira(14), a Prefeitura de Benjamin Constant anunciou a retomada das cirurgias eletivas no Hospital Municipal Dr. Melvino de Jesus. Os procedimentos estavam suspensos desde o início da Pandemia. Agora, com a redução drástica dos casos de Covid no município, os preparativos para a realização das cirurgias já estão em andamento.
Nessa quinta-feira (15), o Hospital de Benjamin iniciou a triagem dos pacientes que necessitam das cirurgias. Após a interrupção dos procedimentos, no ano passado, formou-se uma fila de mais de 200 pessoas. Para dar conta do atendimento, a Prefeitura tem parceria com o Governo do Amazonas, que envia 3 cirurgiões por mês. A infraestrutura e medicamentos são do município de Benjamin Constant.
No início dessa retomada, o cirurgião Willian Stremel está realizando a triagem dos candidatos às cirurgias. Ele conversa, avalia os exames e faz a checagem complementar para ter certeza das condições do paciente. “Nosso objetivo é solucionar o problema do paciente. Se for possível resolver aqui na cidade, damos prosseguimento. Caso o contrário, encaminhamos para os centros de referência”, contou o médico.
Entre os que aguardavam a volta das cirurgias eletivas, estava a agricultora Leonor Ribeiro da Silva, 75 anos. No ano passado, ela havia sido encaminhada para realizar o procedimento em Manaus, mas que foi suspenso em virtude da Pandemia. Recentemente, ela foi chamada à capital para então realizar a cirurgia, mas soube que poderia ser operada em Benjamin Constant, e preferiu esperar. “O Deus de lá é o mesmo daqui, mas eu me sinto mais segura em Benjamin Constant”, finalizou Leonor.