Na reunião, na sede da Amazonas Energia, foi solicitado o retorno da unidade geradora para o município e definida uma solução rápida para os apagões constantes
O prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva (PSC), juntamente com vereadores do município, participou de reunião na Diretoria Técnica do Interior (DI) da Amazonas Energia, em Manaus, tendo uma das pautas principais os constantes apagões de energia elétrica ocorridos no município, além de pedido de revisão de cobranças indevidas e renegociação de dívidas com a empresa oriundas da gestão anterior – já em processo de pagamento.
Na reunião, a comitiva apresentou a atual situação do fornecimento instável de energia e fez a solicitação do retorno da unidade geradora para município. O pedido foi recebido e, segundo a empresa, será feito um estudo para avaliar a possibilidade do retorno dos geradores. A equipe vai acompanhar o processo até a emissão do relatório.
Solução rápida
A empresa Amazonas Energia se comprometeu em fazer a duplicação do linhão que percorre os 26 km da BR-307 e leva energia para Atalaia do Norte. A posteação será instalada no outro lado da via e quando ocorrer danos em uma das redes, imediatamente a rede oposta será ativada. Com isso, as constantes quedas ocasionadas por danos na rede elétrica cessarão.
Outras demandas
O prefeito Denis Paiva solicitou da diretoria da empresa o encerramento da cobrança indevida de faturas de energia de locais onde já funcionaram órgãos municipais, hoje desativados ou não existentes. O pedido foi acatado pela empresa. Além disso, o gestor articulou um desconto de quase R$ 500 mil na negociação – já feita – de uma dívida entre Prefeitura de Atalaia do Norte e a Amazonas Energia – vinda da gestão anterior. O valor total do montante chega a R$ 3 milhões e já está sendo paga pela gestão atual.
Comitiva atalaiense
O grupo de lideranças indígenas, vereadores, secretários municipais e o chefe do Poder Executivo vai percorrer secretarias de Estado, departamentos e órgãos parceiros para articular, em conjunto, recursos e melhorias para o município de Atalaia do Norte, tanto na zona Urbana, quanto na zona Rural.
Texto:Matheus Ravel Tenazor
COLUNISTA-ADRIANO RODRIGUES