Expresso9
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
sexta-feira, 6, maio, 2022
  • Login
  • Home
  • Cidades
  • Geral
  • Internacional
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Saúde
Inscreva-se
Expresso9
  • Home
  • Cidades
  • Geral
  • Internacional
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Expresso9
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Geral

Transferência de veículos para novos proprietários pode ser feita pela internet

por Expresso9
16 de fevereiro de 2022
em Geral
A A
Transferência de veículos para novos proprietários pode ser feita pela internet
Compartilhe no WhatsAppCompartilhe no Facebook

Está cada vez mais fácil a transferência de veículos para novos proprietários com o GOV.BR — plataforma de relacionamento do governo federal com o cidadão. A partir de março, os cidadãos poderão realizar a transação usando a assinatura digital e gratuita que estará disponível na Carteira Digital de Trânsito (CDT).

A assinatura GOV.BR dispensa o reconhecimento de firma em cartório na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), simplificando e agilizando o processo para o cidadão. “Essa é uma novidade espetacular do Ministério da Infraestrutura com o apoio da plataforma GOV.BR, e mostra o quanto o governo está modernizando o estado e combatendo a burocracia”, afirma o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

O objetivo, segundo Andrade, é estreitar cada vez mais o relacionamento entre o governo e os cidadãos, facilitando e transformando o dia a dia das pessoas por meio do digital. A assinatura GOV.BR traz mais comodidade ao cidadão que, para comprar ou vender o veículo, não precisará mais se deslocar até o Departamento de Trânsito (Detran) da Unidade Federativa onde mora para a emissão do documento, se dirigir ao cartório e novamente voltar ao estabelecimento comercial para finalizar a transferência.

Leia também

Amazonas conta com novo grupo científico sobre infância e educação

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA TABATINGA -2022

“É mais uma alternativa de simplificação que a Senatran está oferecendo, dentro do escopo de transformação digital do governo federal, sem custo para o cidadão que tiver a CDT. Quem fizer a transação on-line estará livre da taxa de reconhecimento de firma”, afirma o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

Como funciona

A autorização de transferência poderá ser feita por qualquer proprietário, desde que o veículo tenha documentação digital, que são os carros saídos de fábrica ou transferidos a partir de 4 de janeiro de 2021. Na operação, o vendedor acessa o aplicativo da CDT, informará o CPF do comprador e assinará digitalmente.

O comprador receberá a notificação e repetirá o processo, e a autorização irá diretamente para o sistema do Governo Federal. Depois, basta levar o veículo para a vistoria no Detran local e efetivar a transferência. Para realizar a transferência eletrônica, o Detran onde o veículo está registrado deverá ter aderido ao novo sistema de autorização digital.

Para fazer a transação digitalmente, vendedores e compradores deverão ter o login qualificado de níveis Prata ou Ouro na plataforma GOV.BR. O login Prata é obtido, por exemplo, quando o cidadão acessa o GOV.BR com as credenciais de uma das instituições financeiras já integradas à plataforma: Banco do Brasil, Caixa, BRB, Banrisul, Santander, Bradesco e Sicoob. Para a obtenção do Ouro, basta realizar reconhecimento facial no GOV.BR com cruzamento de dados já registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“A venda de veículos entre pessoas físicas poderá ser feita de forma 100% virtual. Tudo com muita praticidade e segurança ao cidadão, que pode assinar a autorização pelo aplicativo por meio da conta GOV.BR. O processo acontece em instantes. Antes, demorava dias e até semanas. É a transformação digital do governo federal melhorando a vida dos brasileiros”, destaca o presidente do Serpro, Gileno Barreto.

Via: Correio Braziliense
Tags: DetranGovernoVeiculo

Tendências

  • PSI 2022 – UFAM oferece 120 vagas para Benjamin Constant(Am)

    PSI 2022 – UFAM oferece 120 vagas para Benjamin Constant(Am)

    3154 compartilhamentos
    Compartilhamentos 119 Tweet 75
  • Governo do Amazonas amplia sinal da TV Encontro das Águas para transmitir conteúdos educacionais em todo o interior

    77 compartilhamentos
    Compartilhamentos 31 Tweet 19
  • Amazonas conta com novo grupo científico sobre infância e educação

    74 compartilhamentos
    Compartilhamentos 30 Tweet 19
  • Representantes da Administração Municipal de Benjamin Constant cumprem agenda em Manaus pautada na educação

    1188 compartilhamentos
    Compartilhamentos 44 Tweet 28
  • Amazonense de Atalaia do Norte é prata nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, na Argentina

    5215 compartilhamentos
    Compartilhamentos 181 Tweet 113
Expresso9

CONECTANDO VOCÊ À NOTÍCIA

Categorias

  • Cidades
  • Educação
  • Esporte
  • Geral
  • Internacional
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Tecnologia

© 2022 EXPRESSO9

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Cidades
  • Geral
  • Internacional
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Saúde

© 2022 EXPRESSO9

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?