O presidente Lula convidou todos os reitores e reitoras de universidades e institutos federais para um encontro, nesta quinta-feira (18), em Brasília.
A informação é da CNN Brasil. A reunião de Lula será com 70 reitores.
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) afirma que houve um desmonte no MEC (Ministério da Educação) nos quatro anos do governo Bolsonaro.
Em novembro de 2022, o governo Bolsonaro fez corte de R$1,7 bilhões na pasta.
A Comissão de Transição de governo de Lula detectou que faltam recursos para o pagamento de 14 mil bolsas de estudos para médicos residentes; não há recursos no MEC para pagamento de bolsas para 100 mil bolsistas da Capes; o governo Bolsonaro não empenhou recursos para o Programa Nacional do Livro Didático; Cortes e bloqueios impedem que os reitores de universidades e institutos federais de educação técnica e tecnológica tenham recursos para pagar contas de serviços básicos, como luz, água, segurança e também de ações em prol da permanência estudantil; Faltam recursos para a educação infantil e alfabetização.
E ainda a possibilidade de apagação no Enem, Sisu, Fies, Inep e Fundeb.
A Comissão também reforçou a gravidade da situação orçamentária e financeira, que prejudica a educação neste final de 2022 e começo de 2023.